quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ponte Alta hoje: Moradia e comércio

MORADIAS

Algumas décadas após a sua fundação, o bairro de Ponte Alta teve como os primeiros tipos de moradia sítios e fazendas mais afastadas. Mais tarde, com o aumento da população as moradias foram crescendo e se centralizando.

As casas (moradias) daquela época eram feitas de tábuas, e se localizavam na já extinta “Vila Coréia” (a primeira vila de Ponte Alta). Anos mais tarde com a centralização da população as moradias passaram a ser erguidas a partir de tijolos de olaria e “adobo” (tipo de barro utilizado para substituir o cimento no assentamento dos tijolos). Com a chegada da fábrica de cimento, as moradias passaram a ser construídas a partir de cimento.

Atualmente, devido ao crescimento do bairro, as moradias também cresceram e se desenvolveram.

Em 2009 deu-se inicio à construção da “Vila Bela Vista” (projeto de casas populares financiado pela caixa econômica federal e Prefeitura de Uberaba), a sua conclusão se deu no inicio de 2010, onde foram construídas aproximadamente 75 moradias.

COMÉRCIO

(Mini mercado e panificadora "Rei do Pão")

O primeiro comércio em Ponte Alta surgiu apenas em 1949, a Sapataria do Sr. Jorge Gonzaga. Anos mais tarde apareceram outros pontos comerciais (bares, mercadinhos, etc.) tendo como proprietários os Srs.: Djalma, Benzico, Juca e a Sra.: Iolanda.

O comércio naquela época era bem fraco, isso porque as pessoas moravam mais afastadas da área urbana.

Hoje, o comércio ampliou consideravelmente. Há vários pontos de comércio, várias opções para os clientes, os estabelecimentos oferecem melhor condição de atendimento ao cliente e dão melhor qualidade de vida à população local.

(Cine vídeo locadora e papelaria)



Nenhum comentário:

Postar um comentário