sexta-feira, 25 de junho de 2010

Extras: Making of

Making of


Pessoal aqui vocês encontram o nosso "Making of". Deixem seus comentários, digam o que vocês acharam do blog. Deixem sugestões e pedidos de postagem.


quarta-feira, 23 de junho de 2010

Extras: Erros de gravação

ERROS DE GRAVAÇÃO




Notícia

Assassinato em Ponte Alta

O crime ocorreu por volta das 04h30 do dia 09 de maio de 2010 (domingo), no bairro de Ponte Alta. O corpo de Dílson foi encontrado caído no cruzamento das ruas Araguari com Dona Sinhá Teodoro, apresentando um profundo corte no pescoço. A Perícia Técnica compareceu ao local e após os trabalhos periciais o corpo de Dílson foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Uberaba. As primeiras apurações constam que a vítima teria recebido o salário do mês um dia antes e caminhava em via pública quando foi abordada pelos autores que praticaram o assalto. Com informações obtidas de populares, guarnições militares compareceram na casa de Ricardo, à rua Vicente Pedro da Silveira, 28, onde foi feito contato com a amásia dele que confirmou ser os primos os responsáveis pelo homicídio, acrescentando que eles estiveram na casa e logo após fugiram para uma mata fechada. Na residência foram encontrados vários vestígios do assassinato, como: duas toalhas e dois papéis higiênicos sujos de sangue e um canivete que teria sido usado no crime. Todo o material, após ser periciado, foi apreendido.

Ponte Alta hoje: Educação e turismo

Educação e Turismo

Atualmente em Ponte Alta estão funcionando três instituições de ensino que são elas: Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Nicanor Pedro da Silveira, A escola Municipal Gastão Mesquita Filho e a Escola Estadual Aluízio Castanheira (esta fundada a pouco mais de um ano).
Em relação ao turismo, Ponte Alta vem se desenvolvendo bastante graças as cachoeiras existentes na região, que trazem turistas de todo Triângulo Mineiro. (Veja na reportagem a seguir):



Ponte Alta hoje: Moradia e comércio

MORADIAS

Algumas décadas após a sua fundação, o bairro de Ponte Alta teve como os primeiros tipos de moradia sítios e fazendas mais afastadas. Mais tarde, com o aumento da população as moradias foram crescendo e se centralizando.

As casas (moradias) daquela época eram feitas de tábuas, e se localizavam na já extinta “Vila Coréia” (a primeira vila de Ponte Alta). Anos mais tarde com a centralização da população as moradias passaram a ser erguidas a partir de tijolos de olaria e “adobo” (tipo de barro utilizado para substituir o cimento no assentamento dos tijolos). Com a chegada da fábrica de cimento, as moradias passaram a ser construídas a partir de cimento.

Atualmente, devido ao crescimento do bairro, as moradias também cresceram e se desenvolveram.

Em 2009 deu-se inicio à construção da “Vila Bela Vista” (projeto de casas populares financiado pela caixa econômica federal e Prefeitura de Uberaba), a sua conclusão se deu no inicio de 2010, onde foram construídas aproximadamente 75 moradias.

COMÉRCIO

(Mini mercado e panificadora "Rei do Pão")

O primeiro comércio em Ponte Alta surgiu apenas em 1949, a Sapataria do Sr. Jorge Gonzaga. Anos mais tarde apareceram outros pontos comerciais (bares, mercadinhos, etc.) tendo como proprietários os Srs.: Djalma, Benzico, Juca e a Sra.: Iolanda.

O comércio naquela época era bem fraco, isso porque as pessoas moravam mais afastadas da área urbana.

Hoje, o comércio ampliou consideravelmente. Há vários pontos de comércio, várias opções para os clientes, os estabelecimentos oferecem melhor condição de atendimento ao cliente e dão melhor qualidade de vida à população local.

(Cine vídeo locadora e papelaria)



Ponte Alta hoje: Economia e indústrias

PONTE ALTA HOJE

Desde a sua fundação em 1879 até os dias atuais, o bairro rural Ponte Alta vem mostrando um desenvolvimento considerável.

Em comparação com o passado, hoje Ponte Alta está bem avançada, as moradias cresceram, está mais urbanizada, os meios de comunicação se evoluíram e ficaram mais rápidos, os transportes ficaram de maior acesso, e tudo isso contribuiu para

a melhor condição de vida da população local.

ECONOMIA

Depois que a fábrica de cimento “Lafarge”, que produzia o “Cimento Ponte Alta”, chegando a ser considerado o melhor cimento do Brasil, foi ativada a economia da região cresceu consideravelmente e Ponte Alta se tornou destaque em toda

região do triângulo mineiro.

Infelizmente, hoje isso não acontece, pois com a desativação da fábrica no ano de 2004, e a sua transformação na empresa “Magnesita S/A, a economia decaiu bastante. Muitos funcionários da “Lafarge” foram demitidos após a sua desativação. Isso contribuiu não só para o declínio da economia, mas também para a desvalorização do bairro, pois com a desativação da fábrica e a sua transferência para a cidade de Arcos - MG, muitos trabalhad

ores que foram então demitidos não conseguiram emprego na região e foram obrigados a migrarem para outras cidade, e muitos se mudaram para a cidade de Uberaba.

Atualmente a economia no bairro se dá na maior

parte através da indústrias canavieiras (cultivo e extração da cana-de-açúcar). A outra parte se dá através do comercio local, da indústria “Magnesita S/A” e de agricultores e criados de aves e gados locais.


INDÚSTRIAS

Lafarge

Ponte Alta, bairro rural de Uberaba, onde se localiza

a Fábrica de Cimentos Ponte Alta, de propriedade da francesa LAFARGE, atualmente se encontra desativada.

Magnesita S/A

Fábrica de cimento Ponte Alta, hoje desativada. O fo

rno esta em operação pela Magnesita S/A fabrica de

refratários de Contagem MG.

(Magnesita S.A)

SICOOB - CREDILEITE

Cooperativa De Crédito Rural Dos Produtores De Leite Do Vale Do Rio Grande – Sicoob – Credileite

Ponte Alta – Uberaba/MG – tel. (34) 3352-1610

(Banco Sicoob Credileite)


Ponte Alta ontem: Lazer

Lazer

A Praça Dr. Augusto Barreto era um dos lugares mais
frequentados pelas pessoas do bairro, e foi construída juntamente com a Vila Residencial. A plantação e jardinagem foram feitas por Roberto Puiati. A praça leva esse nome, pois Augusto Barreto foi um dos fundadores da fábrica de cimento, que contribuiu para sua fundação.
Atualmente a praça continua sendo o principal ponto de lazer da população local.



As crianças procuravam sua diversão no parque infantil, onde existia anteriormente gangorras, bate-bife, escorregadores, cavalo de pau e animais: patos, macacos, pássaros... e músicas.
Hoje em dia o parque já não existe mais, porém as crianças e os jovens buscam seu lazer nos treinos de "futsal" e futebol oferecidos, pela prefeitura de Uberaba e Ponte Alta Esporte Clube.


(Inauguração do Parque infantil - década de 60)



Ponte Alta ontem: Saúde e educação

SAÚDE

Ponte Alta, tinha um ambulatório onde só os funcionários da fábrica tinham acesso.
O primeiro farmacêutico foi Nagibe Abdala, depois Sebastião. O posto de Saúde foi construído através de uma doação feita por Joaquim Pedro da Silveira, fundado entre 1968 e1970. Na década de 90, inaugurou-se a UBS. Em 15 de julho de 2000, começa o trabalho de agente comunitário feito por seus funcionários.


(Unidade Básica de Saúde de Ponte Alta)

Hoje a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponte Alta, passou por uma reforma e ampliação para melhor atender os pacientes que necessitam da unidade.



Educação

A primeira escola que surgiu foi a Guanabara, que localizava-se perto do cemitério. A primeira professora foi Jovelina Osório da Silva e outros como Rita Teixeira e Claudimiro Pedro da Silveira. Em seguida foi construída na Vila Residencial a Escola “Walter Prado Dantas”, fundada em 1963.
A escola recebe esse nome porque Walter Prado Dantas era um dos acionistas da Fábrica de Cimento Ponte Alta. A escola foi dirigida pelas seguintes senhoras:

  • Marlene Cardoso Castanheira;
  • Marisa Argente;
  • Jane Bethe de Souza;
  • Aparecida Laureano;
  • Maristela Santiago Hilarino.
(Escola Walter Prado Dantas - década de 90)

A Escola Estadual “Walter Prado Dantas”, em 1998 foi incorporada à Escola Gastão Mesquita Filho, em virtude da adequadação do processo de ensino municipal e estadual.
A Escola “Gastão Mesquita Filho”, integrante do Sistema Municipal de Ensino se destina ao ensino Infantil, Fundamental e Médio. Os pioneiros responsáveis pelo seu funcionamento foram: Dr. José Domício Furtado de Moraes, Dr. Alceu Cabral de Menezes e Sr. Jariel Mirandir de Souza.



Ponte Alta ontem: Transportes e comércio


TRANSPORTE

Os primeiros meios de transportes foram as jardineiras, dirigidas por Geraldo Sauge, que transportavam pessoas, objetos e animais. O transporte era l
ento e para ter acesso até Uberaba gastava-se em média 2:30 horas.

(1º modelo de de automóvel no bairro)

(Expresso São Geraldo - Jardineira)

Atualmente os meios de transportes ficaram mais seguros, rápidos, mais confortáveis e de fácil acesso à população de Ponte Alta.

(Transportes Líder LTDA.)

COMÉRCIO

A energia e a água eram utilizadas apenas pela Vila Residencial, ambas fornecidas pela fábrica. As outras vilas tinham água retirada de poços e não tinham energia elétrica.
Também nos anos 80, Ponte Alta é considerada Distrito, é inaugurado o “Cartório Paz e Notas”.
Em 1949, foi construída uma sapataria, cujo proprietário era o Sr. Jorge Gonzaga.
Os primeiros comerciantes de Ponte Alta foram: D. Iolanda, Sr.Djalma e depois outros como Benzico, Juca...O comércio na época era fraco, um centro comercial importante foi a “Cooperativa dos Funcionários da Fábrica”, “Supermercado Trindade”, onde se encontravam mercadorias como produtos de limpeza, de higiene e açougue.
Na década de 90, ocorreu a construção do Auto Posto NIPPON.

(Antigo predio "Supermercado Trindade")


Ponte Alta ontem: Esporte

Esporte

O primeiro campo de futebol foi o “Guanabara Esporte Clube”, logo após com a ajuda da fábrica iniciaram-se as obras do “Estádio dos Eucaliptos”, inaugurado em 01 de maio de 1958. O estádio de futebol tornou-se cada vez mais um centro de concentração geral da comunidade, conseguindo assim levar às arquibancadas quase toda a população a fim de glorificar seus conterrâneos, que entravam em campo para defender a camisa que vestiam. Ponte Alta Esporte Clube surgiu em 1958 e veio a ser campeão amador em 1965.

(Guanabara Esporte Clube)



(Ponte Alta Esporte Clube - campeão amador de 1965)

terça-feira, 22 de junho de 2010

Ponte Alta Ontem: Vida social, econômica e cultural

VIDA SOCIAL, ECONÔMICA E CULTURAL



Para que os moradores de Ponte Alta não necessitassem procurar lazer em outras localidades, os membros do local resolveram concluir as obras já iniciadas há algum tempo, concluíram em 1967 a sede do Clube Social local.

(Clube Social)

Este fato foi comemorado por todos os moradores locais, atraindo moradores vizinhos para prestigiarem as festividades.

As festas do clube trouxeram artistas famosos, como Celly Campello, Três do Rio, Orquestra Cassino de Sevilla, Carmem Silva, Silveira e Silveirinha... A músicas mais freqüentes eram: sambas, MPB e rock.

Uma das grandes atrações que chamava a atenção de várias pessoas era o “cinema”,no qual traziam telões de Uberaba,o primeiro era na Escola Walter Prado Dantas, logo em seguida foi transferido para o Clube Social de Ponte Alta.

(Cinema - década de 60)



As festas da Igreja eram animadas, havia gincanas muito acirradas. As festas eram no pátio da igreja com barracas cobertas de folhas de babaçu e indaiá.O salão da igreja começou a ser erguido por volta de 1965, com a ajuda do povo e pela Cia. de Cimento. Parte da verba para sua construção veio da Alemanha, pois as instituições religiosas de lá ajudavam cidades com menos recursos.

(Salão Paroquial - 2005)

Quando não havia festas, as pessoas improvisavam o que chamavam de “brincadeira dançante”, que eram bailes feitos nas garagens ou varandas, iniciavam por volta das 20:00 horas e encerravam à meia-noite. As brincadeiras dançantes também eram realizadas na escola, na qual os próprios alunos organizavam. As salas eram separadas para o gosto de cada um: músicas românticas e balanço.
Folclore e festividades existentes na época: Mutirão, Carnaval (uma das festas mais atrativas), Festa Junina, Desfile Mini-Miss (década de 60), Semana Santa (Via Sacra), Mini Olimpíada da Escola Gastão Mesquita Filho, SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), Festa do Padroeiro São José Operário, Festa da Conferência Vicentina, Rodeio de Peão, Festa Natalina, Dia da Criança, Feira Comunitária e Festa de Reis.

Desenvolvimento: Rligião

Religião

A grande maioria da população antigamente eram Católicos e as primeiras missas foram celebradas na escola Walter Prado Dantas, por padres de Uberaba e nos anos 50 iniciaram as obras da Igreja São José Operário com ajuda da CIA de Cimento de Ponte Alta.
Havia também as Folias de Reis, que na maioria das vezes eram compostas pela família Silveira que iam de casa em casa, até nas fazendas. Quando já era tarde para a volta, dormiam nos paióis das fazendas, nas casas ou então deixavam os instrumentos e voltavam no dia seguinte.
Nos anos 90, começa a obra da igreja Assembleia de Deus, na rua Joaquim Pedro da Silveira.


(Paróquia São José Operário - década de 60)



(Igreja Assembleia de Deus - década de 90)



(Folia de Reis - década de 70)

Desenvolvimento: Formação de Vilas

Formação de Vilas

(Vila Residêncial - 2005)


A Vila Residencial foi a primeira vila construída, com a ajuda da Fábrica e contava com 130 residências . Enquanto a Vila Residencial estava em obras a fábrica improvisou casas de madeiras para os seus funcionários morarem temporariamente. Essa pequena vila recebeu o nome de “Coréia”, isso aconteceu em meados de 1956. Logo após ficou pronta a Vila Residencial e aos poucos foram surgindo novas vilas ao redor.
A fábrica também construiu o “barraco dos solteiros”, que eram pequenas casas para os funcionários solteiros. Havia também a Vila Estação, que recebeu este nome porque as casas eram emendadas umas às outras.

Desenvolvimento: Construção da Fábrica

CONSTRUÇÃO DA FÁBRICA



Em 1951, acabaram de construir a ferrovia, tendo como finalidade principal o transporte de cimento para outras cidades.
Por ocasião da construção e montagem da fábrica de cimento, corriam para esta localidade, operários de todas as regiões do país a procura de um meio de vida; vinham pessoas de outros estados, principalmente do Nordeste, Norte, centro e sul do Estado de Minas Gerais, onde chegava a notícia da construção, em ritmo acelerado, de uma indústria nas proximidades de Uberaba. Os operários que vinham, logo traziam suas famílias. A localidade de Ponte Alta, até então sertaneja passou a ter um povoado onde viviam acima de 400 famílias.
A fábrica de cimento iniciou suas atividades em 15 de agosto de 1954, porém foi inaugurada em 24 de agosto do mesmo ano, como Cia. Ponte Alta e era muito famosa, pois o seu cimento foi considerado o melhor do Brasil. A fabricação do 1º saco de cimento ocorreu no dia 24 de agosto de 1954.
A Fábrica de Cimento Portland Ponte Alta, tinha como diretores: Antônio Aymoré Pereira Lima, Augusto Freire de Matos Barretos Filho, Armando Freire de Matos Barreto, Walter Prado Dantas e Arlindo de Carvalho.



(Construção da Fábrica de cimento - 1951)

segunda-feira, 21 de junho de 2010

História...

HISTÓRIA DE PONTE ALTA


Tudo começou no ano de 1879, quando o senhor Barão de Ponte Alta recebeu o título de “O homem mais rico do Triângulo Mineiro”. Passaram-se 15 anos e sua fazenda São José foi crescendo no cultivo de milho e então resolveu mudar o nome de sua fazenda, que passou a se chamar Fazenda Ponte Alta.
Em 1899, chegou a Ponte Alta o senhor Joaquim Pedro da Silveira, vindo de Dores de Santa Juliana que se instalou no grande sertão às margens do ribeirão de Ponte Alta. Ali ele tentou formar uma fazenda, mas logo veio a falecer e ficaram seus filhos: Pedro Joaquim da Silveira, Francisco Pedro da Silveira e José Pedro da Silveira, que formaram grandes fazendas.
Nos próximos anos chegaram à Ponte Alta os senhores Flamínio Fantini e Serafine Suriane que também formaram fazendas.

Quem somos?

Apresentação...



Este "blog" foi criado por alunos do 2º ano E, da Escola Estadual Prof. Corina de Oliveira em Uberaba-MG. O blog foi criado a mando de nossa professora de geografia (Deise), com o intuito de um projeto, onde nós tínhamos que apresentar um bairro da cidade de Uberaba para os demais companheiros da escola, através de algum tipo de mídia.Escolhemos o blog (Internet), por ser de maior facilidade para o acesso.
O bairro escolhido por nosso grupo, foi o bairro rural de Ponte Alta (localizado a 40 km de Uberaba). Escolhemos este bairro para mostrar a vocês, blogueiros como é o cotidiano da população do bairro, como o bairro é, etc,.
No blog você encontrará a história de Ponte Alta, como era o bairro nos seus primórdes, o seu desenvolvimento, como está atualmente, além de vídeos e fotos.

Esperamos que gostem!!!

Alunos: Otávio Ribeiro, Camila Bomtempo, Michelle Pio, Tatiane Freitas, Emanuelle Reis, Ingrid Mara, Jéssica Alves, Aretha Raíssa, Polliana e Lucas Roberto.

Apoio: UNIUBE (Universidade de Uberaba).