quarta-feira, 23 de junho de 2010

Ponte Alta ontem: Saúde e educação

SAÚDE

Ponte Alta, tinha um ambulatório onde só os funcionários da fábrica tinham acesso.
O primeiro farmacêutico foi Nagibe Abdala, depois Sebastião. O posto de Saúde foi construído através de uma doação feita por Joaquim Pedro da Silveira, fundado entre 1968 e1970. Na década de 90, inaugurou-se a UBS. Em 15 de julho de 2000, começa o trabalho de agente comunitário feito por seus funcionários.


(Unidade Básica de Saúde de Ponte Alta)

Hoje a Unidade Básica de Saúde (UBS) de Ponte Alta, passou por uma reforma e ampliação para melhor atender os pacientes que necessitam da unidade.



Educação

A primeira escola que surgiu foi a Guanabara, que localizava-se perto do cemitério. A primeira professora foi Jovelina Osório da Silva e outros como Rita Teixeira e Claudimiro Pedro da Silveira. Em seguida foi construída na Vila Residencial a Escola “Walter Prado Dantas”, fundada em 1963.
A escola recebe esse nome porque Walter Prado Dantas era um dos acionistas da Fábrica de Cimento Ponte Alta. A escola foi dirigida pelas seguintes senhoras:

  • Marlene Cardoso Castanheira;
  • Marisa Argente;
  • Jane Bethe de Souza;
  • Aparecida Laureano;
  • Maristela Santiago Hilarino.
(Escola Walter Prado Dantas - década de 90)

A Escola Estadual “Walter Prado Dantas”, em 1998 foi incorporada à Escola Gastão Mesquita Filho, em virtude da adequadação do processo de ensino municipal e estadual.
A Escola “Gastão Mesquita Filho”, integrante do Sistema Municipal de Ensino se destina ao ensino Infantil, Fundamental e Médio. Os pioneiros responsáveis pelo seu funcionamento foram: Dr. José Domício Furtado de Moraes, Dr. Alceu Cabral de Menezes e Sr. Jariel Mirandir de Souza.



3 comentários: